Celso Mojola - currículo
Professor, compositor e pianista. Bacharel em Composição pela USP, Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Música pela UNI-RIO.
Possui grande experiência docente na área da música. Lecionou na Faculdade Santa Marcelina, Faculdade Carlos Gomes (onde coordenou cursos de Graduação e Pós-Graduação em Composição), Fundação Instituto Tecnológico de Osasco, Faculdade de Música da Unifaccamp (onde coordenou o curso de Licenciatura em Música e lecionou na Graduação e na Pós-Graduação) e Faculdade Cantareira. Realiza palestras, cursos e workshops em conservatórios e instituições culturais. É criador e diretor do GRUPECO (Grupo de Estudos sobre Composição), centro de pesquisa privado onde ministra aulas de Composição, Orquestração, Análise e Arranjo.
Autor de mais de 100 composições para diferentes conjuntos vocais e instrumentais: solo, música de câmara, coro e orquestra. Entre premiações, bolsas e encomendas de obras recebidas destacam-se as da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo para o Festival Música Nova (1994), o Prêmio Vitae de Artes (2005) e o Projeto Criação Linguagem Musical (2017), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Como pianista realiza recitais solo e com músicos convidados desde a década de 1990. Entre 2001 e 2019 manteve um Duo com o saxofonista César Albino com o qual realizou recitais, oficinas e a estreia de mais de 15 peças de novos compositores brasileiros, a maioria delas escrita especialmente para o Duo. Esse trabalho foi registrado em dois álbuns dedicados a suas próprias composições: “Música para Saxofone e Piano” (2007) e “Convicções Provisórias” (2016).
Em maio de 2019 integrou uma mesa temática sobre música e problemas sociais no Encontro Classical: NEXT (Roterdã, Holanda) e em junho do mesmo ano foi membro do júri do Concurso Internacional de Composição Carlo Sanvitale (Ortona, Itália). É Compositor Residente da Orquestra Filarmônica das Artes e preside o Conselho Controlador da Associação Filarmônica das Artes de Osasco (São Paulo).