Caderno 13!
Apresentação
Por Celso Mojola
Em de outubro de 2017 completei 13 anos com este site no ar. Para comemorar a data, e renovar a tradição iniciada com o CADERNO 5, organizei o CADERNO 13, convidando colegas para contribuírem com um texto.
Sinto-me feliz e honrado que quatro amigos tenham aceitado o desafio e gentilmente cederam estes artigos para serem aqui divulgados. Cada autor definiu livremente seu tema e o expôs da forma que julgou mais adequada. O resultado é um conjunto plural, trazendo olhares distintos.
Na verdade, observo hoje que agregar diferentes visões tem sido uma característica de meu trabalho como compositor, pesquisador e mentor de novos talentos. Nas quase quatro décadas de atividade na área de música criativa tive a oportunidade de participar da formação de músicos e pesquisadores que, a partir das questões abordadas nas aulas, nas oficinas e nos debates, encontraram seus caminhos e fizeram escolhas pessoais. Ainda que seja inevitável uma certa influência, mais acentuada naturalmente nos períodos iniciais, nunca desejei formar seguidores.
A qualidade e variedade dos assuntos tratados nos artigos do CADERNO 13 dão uma amostra do que estou descrevendo. Três dos colaboradores (Giba, Bruno e Allan) foram meus alunos em cursos de graduação e pós-graduação, e os conheço há muitos anos. Já o contato com o Fernando é mais recente, e com grata satisfação identifiquei sua familiaridade com o mundo da música, apesar de vir do jornalismo.
Muita coisa mudou desde 2004, quando iniciei este projeto em parceria com o designer e escritor Eduardo Kasse (que trabalha comigo até hoje). O sentido de um site como este acabou se alterando durante esse período, mas creio ser ainda relevante a existência de “um espaço de música e ideias”. A internet é conhecida como o lugar do efêmero, da valorização das últimas “tendências” e, muitas vezes, da superficialidade. Mas também possibilita o permanente, o constante e o reflexivo.
--- Voltar ao CADERNO 13! ---