Celso Mojola
um lugar de música e ideias
Pesquisar no site: 

Fala Mojola!


24/10/2017 - Treze anos


Este mês comemoro treze anos com este site no ar! É um bom tempo, e posso dizer que muita coisa aconteceu nesse período. Sem dúvida fiquei treze anos mais velho, mas também treze vezes mais experiente...  
 
O site sempre esteve em atividade, porém durante alguns anos não publiquei praticamente nada. Mas as informações permaneceram disponíveis e o número de acessos, mesmo assim, foi significativo.  
 
Agora, entrando no décimo quarto ano de sua existência, este espaço de música e ideias seguirá mais renovado do que nunca. Prometo mantê-lo razoavelmente atualizado e convido-o a passar por aqui de vez em quando, porque sempre terá novidades interessantes!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25/09/2015 - Quadros de uma Exposição


Visitei a mostra "Kandinsky - tudo começa num ponto" no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo. Não havia muitas pessoas, foi tranquilo. Alguns detalhes, porém, prejudicaram um pouco uma apreciação melhor das obras.  
 
O próprio espaço não me pareceu adequado. O início é no 4o andar e segue-se descendo por escadas labirínticas, com estranhas setas indicativas que mais parecem uma "caça-ao-tesouro"!. A exposição apresenta poucas obras de Kandinsky. Há um grande número de trabalhos de pintores russos contemporâneos do grande mestre, divergindo sutilmente do tema (proposto pela curadoria) que sugere um perfil mais monográfico que panorâmico. O site do CCBB nada informa sobre o conteúdo do evento.  
 
Se ver Kandinsky junto a contemporâneos obscuros desvia o foco da mostra, por outro lado destaca a qualidade de sua criação. Há obras-primas verdadeiras, adequadamente iluminadas, que emocionam. Confirma-se um artista bastante musical, integrante do círculo de amigos de Schoenberg (que por sua vez era pintor). Nos quadros dessa exposição as semelhanças entre música e pintura ficam evidenciadas. Várias obras recebem títulos como COMPOSIÇÂO e IMPROVISAÇÂO e na experiência direta com as telas apreendemos como o caminho à abstração foi influenciado pela música.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

25/09/2013 - Curso de Música da Faccamp é nota 5 no MEC


O Curso de Música (Licenciatura) da Faccamp (Faculdade Campo Limpo Paulista) obteve 5 (nota máxima!) em avaliação realizada pelo MEC.  
 
Estou na Coordenação Pedagógica desse curso desde abril, dando sequência ao trabalho iniciado pela Profa. Paula Molinari. Fico muito feliz em participar desse momento, gratificante para todos nós que lutamos por uma educação musical de qualidade em nosso país.  
 
Faço o registro de que o curso conta com uma equipe de professores nota 10, motivados, qualificados e verdadeiros educadores, sem os quais nada seria possível. A positiva avaliação recebida é resultado do esforço de todo o corpo docente e também da Direção, da Secretaria e funcionários.  
 
O Curso de Música é o primeiro da Faccamp a obter nota 5 em avaliações do MEC. É uma alegria e uma honra para a Música participar de momento tão importante na história dessa prestigiosa instituição de ensino.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26/12/2012 - Pós fim do mundo


Existe um indicador informal usado para medir a economia: o Índice Big Mac. Através do preço (em U$ dólares) do famoso sanduíche pode-se ter uma idéia do custo de vida de um país e compará-lo com outros.  
 
Proponho criar um outro indicador para medir o desenvolvimento cultural: o IBB - Índice Big Brother. Conhecendo o número de edições que o famoso programa teve em um determinado país poderíamos conceber uma idéia de como anda o estado intelectual nessa região.  
 
Vamos aos exemplos. Os países em que mais vezes ele aconteceu foram Reino Unido (13), Espanha (13), Itália (12), Brasil (12) e Alemanha (11). Já Eslováquia, República Tcheca, Rússia, Ucrânia, Nigéria, Indonésia e Equador tiveram apenas 1 edição. No patamar médio estão Belgica, Holanda (a criadora do modelo), Suécia e Canadá (todos com 6).  
 
Não sei exatamente o que concluir acerca disso. Na verdade o IBB necessita de uma correta interpretação para ter alguma validade científica. Mas não deixa de ser uma medição curiosa...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

|1| 2 3 4 5 <próxima>


Copyright desde 2004 - Celso Mojola. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS