Celso Mojola
Pesquisar no site: 

Caderno 5!


Apresentação

O tempo contemporâneo se destaca pela velocidade das mudanças e a necessidade de respostas imediatas para os problemas. Tudo é urgente - “pra ontem!” Na internet isso é ainda mais intenso: imagens (muitas imagens!) e sons (muitos sons!) são veiculados com rapidez instantânea e comentários são escritos no calor da hora, muitas vezes sem uma adequada reflexão prévia... Por Celso Mojola


A organização das alturas na canção Musick to Heare de Igor Stravinsky

Extra: Partitura de Musick to Heare

>>> PAULO HENRIQUE RAPOSO

paulohg.raposo@gmail.com

Compositor, arranjador, guitarrista e violonista, bacharel em guitarra pela FASC (Faculdade Santa Cecília) de Pindamonhangaba, pós-graduado em composição musical pela FMCG (Faculdade de Música Carlos Gomes) de São Paulo. Atua como guitarrista profissional em grupos musicais de diferentes estilos, entre eles jazz, choro e rock. Foi professor de violão do Projeto Guri de Natividade da Serra, Lagoinha e Pindamonhangaba. Atualmente é professor de teoria musical, harmonia e apreciação musical no curso regular de música da escola Casa na Árvore de Taubaté, teoria musical na escola Acrópole de Pindamonhangaba e análise e harmonia na FMCG de São Paulo, além de lecionar aulas particulares. Mantém, desde 2004, estudos de composição e análise com Celso Mojola.


O estilo de improvisação do guitarrista Kurt Rosenwinkel: uma análise do solo sobre a canção How Deep is the Ocean

>>> WALTER NERY

waltinhonery@gmail.com

Compositor, guitarrista e violonista paulistano. Bacharel em física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-graduado pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG) em linguagem e estruturação musical. Apresentou como trabalho de conclusão de curso a monografia O estilo de improvisação de Kurt Rosenwinkel – uma investigação analítica. Como guitarrista, desenvolve um trabalho autoral junto ao grupo “Rapazes do Trio”, tendo gravado seu primeiro CD em 2007. Como violonista é integrante do quinteto “Cássio Poleto Acoustic Strings” que recria a clássica formação do “Hot Club de France” formado pelos lendários Django Reinhardt e Stèphane Grapelli. É professor de guitarra no Conservatório de Tatuí e professor de guitarra, violão, teoria musical, percepção e harmonia no Conservatório Souza Lima (São Paulo).


O jazz sob uma perspectiva benjaminiana

>>> MARIO CHECCHETTO NETO

mariochecchetto@hotmail.com

Formado em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS). Bacharel em saxofone pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), pós-graduado em composição musical pela mesma instituição sob a orientação de Celso Mojola e mestre em artes pela Faculdade Santa Marcelina (FASM), onde realizou a pesquisa Jazz: suporte e improviso. Atua na área de improvisação; desenvolve trabalho em duo com o pianista Alexandre Zamith, com o qual gravou dois CDs: Encontro das Águas (2003) e Círculos (2009). Integra o grupo NU.M.I, que alia improvisações coletivas mesclando instrumentos acústicos e live eletronic. Leciona saxofone na Fundação das Artes de São Caetano do Sul e percepção e prática de conjunto na Faculdade Santa Marcelina. Duas peças do seu ciclo Círculos foram qualificadas para o Congresso Performa 2009 – Encontro de Investigação em Performance, na Universidade de Aveiro (Portugal), apresentando-as em duo de saxofone e piano.


Apreciação musical, comunicação e distinção de classe

>>> LUÍS MAURO SÁ MARTINO

lmsamartino@gmail.com

Formado em comunicação social pela Faculdade Cásper Líbero, com doutorado em ciências sociais pela PUC-SP. Estudou como pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, na Inglaterra. É autor dos livros Mídia e Poder Simbólico, Estética da Comunicação e Teoria da Comunicação, entre outros.


Paixões

>>> RICARDO BARBOSA

ricardobarbos@yahoo.com.br

Iniciou estudos de regência com a maestrina Lígia Amadio. É fundador do Voz Ativa Madrigal, onde atua como regente e diretor artístico, e da Oficina de Canto e Corais do Centro Cultural e de Estudos Superiores Aúthos Pagano. Recebeu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo o prêmio de melhor regente no ano de 2000; em 2005 integrou a mesa de jurados do Mapa Cultural Paulista na categoria Canto Coral. É graduado em composição e regência pela Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG) e pós-graduado em composição pela mesma instituição e em regência pela ECA-USP


Copyright desde 2004 - Celso Mojola. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS