Celso Mojola
um lugar de música e ideias
Pesquisar no site: 

Caderno 5!


Apresentação

Por Celso Mojola

O tempo contemporâneo se destaca pela velocidade das mudanças e a necessidade de respostas imediatas para os problemas. Tudo é urgente - “pra ontem!” Na internet isso é ainda mais intenso: imagens (muitas imagens!) e sons (muitos sons!) são veiculados com rapidez instantânea e comentários são escritos no calor da hora, muitas vezes sem uma adequada reflexão prévia.

Pois é nesse ambiente que o site www.celsomojola.mus.br completa, em outubro de 2009, cinco anos no ar, sempre com constantes atualizações.

Para celebrar essa data pensei inicialmente em uma grande festa, repleta de luzes e mulheres. Porém logo mudei de opinião e procurei organizar alguma coisa diferente. Algo que marcasse esse momento de maneira significativa, trazendo também uma contribuição para o campo do conhecimento musical: convidei cinco colegas, músicos e pesquisadores de relevante atuação em suas áreas, para escreverem artigos sobre algum tópico de seu interesse. O resultado é CADERNO 5!, suplemento especial comemorativo dos cinco anos de existência deste site.

São textos de natureza investigativa, cedidos gentilmente, e em sua maioria escritos especialmente para esta ocasião. O que atesta a imagem positiva que o espaço tem na área musical e, principalmente, o respeito que os autores demonstram por você, nosso visitante, sem dúvida um visitante qualificado. Fica aqui o meu mais profundo agradecimento a esses colegas, que de maneira tão atenciosa, responderam à minha solicitação.

CADERNO 5! incia com um artigo de Paulo Henrique Raposo sobre uma canção de Igor Stravinsky da sua fase serial. O texto foca a organização das alturas, destacando a interessante combinação de elementos seriais e não seriais que o compositor utiliza nessa obra.

Walter Nery apresenta uma análise do estilo de improvisação do guitarrista Kurt Rosenwinkel, e demonstra com detalhes como o jazz se beneficia com o desenvolvimento de estudos técnicos e teóricos atualizados.

Também no âmbito do jazz está o trabalho de Mário Checchetto Neto, uma síntese de um dos capítulos de sua dissertação de mestrado. Percebe-se desse modo como as pesquisas sobre jazz podem se dar sobre enfoques diferentes, e como essas abordagens iluminam interessantes aspectos dessa linguagem musical.

Luis Mauro Sá Martino nos traz outra vertente: a reflexão sobre música e seu relacionamento social. O artigo trata da apreciação da música erudita, e dos aspectos ocultos que subsidiam o “gosto” de cada um.

Concluindo o CADERNO 5! encontramos um texto de Ricardo Barbosa. Seu conteúdo volta-se para a estética e para a subjetividade ao comentar ser a música a única linguagem capaz de traduzir o amor.

Os cinco artigos estudam aspectos bastante diferentes: há desde observações analíticas sobre a estrutura de uma composição ou improvisação até considerações sobre conteúdos sociais e psicológicos. CADERNO 5! orgulha-se em difundir essa pluralidade de visões colocando em discussão esses temas. Colaboradores com a qualidade destes que aqui são apresentados enriquecem este espaço, e é o melhor presente que poderíamos dar ao nosso leitor

--- Voltar ao CADERNO 5! ---


Copyright desde 2004 - Celso Mojola. Todos os direitos reservados.
Design by ON-LINE PLANETS